PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING POLÍTICO

    Todas essas etapas  do planejamento estratégico de marketing empresarial são aplicadas também em um planejamento estratégico de um marketing político.
    A pesquisa eleitoral é o primeiro passo para conhecer a opinião dos eleitores sobre a imagem de um candidato, seus pontos fortes e fracos. Pela pesquisa eleitoral é  que se investiga qual a classe socioeconômica que apóia o candidato , qual a classe que não o apóia, em qual estado da federação ele está mais cotado ou menos cotado, qual faixa etária que o conhece e qual faixa etária que o rejeita ou apóia. O candidato é um produto para o planejamento estratégico do marketing político.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

    O primeiro passo orientado pela metodologia criada pelo Instituto Fides para o sucesso de um planejamento estratégico de marketing  para uma empresa , para um partido político ou para uma candidatura é a elaboração de uma pesquisa junto ao público alvo. A pesquisa de marketing  é uma bússola que norteia o sucesso de um planejamento estratégico de marketing. O objetivo da pesquisa de marketing é captar dados, transforma-los em informações oriundas de consumidores, competidores e do meio ambiente, sendo assim uma ferramenta poderosa para o planejamento de marketing.
    O segundo passo a ser dado para o planejamento refere-se ao planejamento do produto ou serviço e em decorrência das informações contidas na pesquisa de marketing pode-se chegar a conclusão que a empresa deverá manter ou eliminar produtos que industrializa ou comercializa, introduzir novos produtos ou modificar os existentes. O planejamento do produto requer formulação ou reformulação da política de seus preços.
    O Planejamento contemplará a propaganda e a promoção de vendas, incluindo toda comunicação de marketing, com seleção dos veículos, o desenvolvimento do mercado e a política de industrialização, da compra e venda de produtos ou serviços.
    Outro setor importantíssimo a considerar no Planejamento de Marketing  é a política de vendas e distribuição (logística), inserindo treinamento de gerentes comerciais e vendedores e o regulamento das relações com os clientes.
    O pós venda é uma ferramenta de fundamental importância no planejamento, pois seu objetivo é identificar a satisfação dos clientes com o serviço prestado na venda. A política de recrutamento e seleção do pessoal da área de marketing deverá ser inserida no planejamento estratégico de marketing. Um sistema de inteligência comercial deverá ser formulado no referido planejamento, com abordagem previsão de vendas, previsão econômica setorial , além de envolver os demais órgãos da organização.