O Instituto Fides desenvolveu uma metodologia própria de elaboração do Planejamento Estratégico e aplicou seus conceitos em associações e empresas, conforme se pode observar da listagem, a seguir, de seus principais clientes.

    A finalidade  básica do planejamento estratégico, seja empresarial ou para entidades, como associações sem fins lucrativos, ONGS e  campanhas políticas  é atingir seus macro objetivos.

    Temos vários exemplos de empresários que “ perderam seus empregos”, porque fizeram que suas empresas não se adaptassem ao ambiente, que está em constante mutação. O  telex foi sepultado pelo fax, o fax está na UTI por causa do e-mail e vários outros produtos e serviços desapareceram porque não atendem mais os anseios e expectativas da sociedade.

    O Instituto Fides,  com sua metodologia revolucionária, auxilia as organizações a se adaptarem com as mudanças do ambiente, estabelecendo um planejamento estratégico para um horizonte de 5 (cinco) anos.

    A visão de longo prazo, a missão da organização diante da sociedade, a definição e redefinição do campo de atuação ( Negócio ) , a definição dos macro objetivos com indicadores para  medir resultados é o ápice do planejamento.

    Não se atinge os macro objetivos, se no planejamento, não são  estabelecidas inteligentes estratégias e ações, que são caminhos e passos para atingi-los.

    O planejamento estratégico, em uma organização, é uma ferramenta de gestão proeminente sobre todas outras ferramentas que o circunda.

 VON BULLOW, conceituou assim o planejamento estratégico:

“ Estratégia é a ciência dos movimentos guerreiros fora do campo de visão do general e a tática é  a ciência dos movimentos guerreiros dentro do referido campo.”