Utilizada por todos os institutos de pesquisa de opinião, a metodologia da pesquisa quantitativa, usa de questionários padronizados para uma amostra representativa do público alvo, que se quer estudar. A finalidade da pesquisa é conhecer e mensurar o comportamento, atitudes e principalmente as opiniões desse público sobre o assunto em estudo.

    A “ quanti”, como é conhecida popularmente pelos pesquisadores, se caracteriza por quantificar a coleta de dados (survey) e por tratar estatisticamente as informações coletadas. Essa metodologia é objetiva, dedutiva, analista, particularista e orientada para o fato.

    Fides,  visa com a “quanti”, dimensionar e generalizar dados, detectar índices de penetração, satisfação, interesse, conhecimento e grau de envolvimento e consumo. Seu objetivo é quantificar e classificar as informações. A premissa de sua aplicação é o entendimento das informações, por meio de processamento,
tabulação, tabelas e gráficos.

    Fides utiliza  o sistema francês estatístico, denominado SPHINKS, que possibilita o cruzamento de respostas obtidas , com o perfil do entrevistado ( sexo, faixa etária, renda familiar, profissão, religião,
bairro onde mora, partido político de sua preferência, etc...). gerando  resultados por segmentos.

    Sempre na vanguarda da tecnologia o Fides utiliza pesquisa via web.

    Obtendo resultados da pesquisa quantitativa, Fides coloca nas mãos de sua clientela, um relatório de pesquisa para a tomada de decisão, com a probabilidade de maior acerto.